quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Hipocrisia maquiavélica



Por Júlio Chiavenato do jornal Cidade

A história não começa ontem. Vamos lembrar o curto período de 1950 aos nossos dias. Nesse tempo nenhum presidente da República, democraticamente eleito, ousou dar um golpe. Mas aconteceram várias ten­tativas e por fim, a ditadura militar de 1964.

Domingo, a Folha (condenando Lula) e o Estadão (apoiando Serra), publicaram editoriais denunciando ameaças à liberda­de de imprensa e, por extensão, à demo­cracia. Os dois jornais sentem-se ameaça­dos com as reações de Lula, irritado pelas denúncias de corrupção no seu governo.

Que Lula é desbocado e seu governo tem vários escândalos não é segredo. Mas nunca a imprensa foi tão livre e falou o quanto quis como atualmente. Ele respon­de. Por que ter “medo” de um falastrão? Por que sua candidata pode vencer no pri­meiro turno?

É direito dos jornais apoiar os candidatos com os quais se identificam. O proble­ma é distorcer o noticiário, manipular fa­tos ou trabalhar com meias verdades. Isto sim, ameaça a imprensa, pois leva ao des­crédito.

Se é para ter medo, temo o Estadão e a Folha. Todos os golpes contra a democra­cia desde 1950, começaram com as cons­pirações no Estadão. Foi no Estadão que se gestou a ditadura militar, com editoriais “em defesa da democracia” e que culminaram por implantar a barbárie. Temo a Folha, que nos anos de chumbo da ditadura ajudou o DOI-COI e a Operação Bandeirantes, ao divulgar a repressão criminosa como se fos­se o combate heroico do bando do tortura­dor Fleury.

Lula não ameaça a democracia. A eco­nomia fortalecida garante o respeito à Constituição. São os jornais que têm tradi­ção golpista que ao final se revela suicida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário