sábado, 2 de abril de 2011

Digam sim ao funcionamento e a manutenção do Instituto Benjamin Constant, pelos seus mais de 100 anos de história



Nessa última semana de março de 2011 e início de abril do mesmo ano foi muito comentado e noticiado pela imprensa o possível fechamento do Instituto Benjamin Constant (IBC) que é uma tradicional instituição de ensino e educação para deficientes visuais localizada no bairro da Urca, no estado do Rio de Janeiro.

Considerado como o pioneiro concreto (IBC), no país para garantir ao deficiente visual o direito à cidadania plena, o Instituto foi pouco-a-pouco derrubando preconceitos e fez ver que a educação e a profissionalização das pessoas portadoras desta deficiência não era utopia e sim uma realidade possível e palpável na vida das pessoas.

Hoje vivenciamos uma tentativa de acabar ou fechar definitivamente com esta instituição secular, não podemos nos calar e omitir diante dessa covardia que se pode cometer pelo Ministério da Educação de nosso país comandado pelo Srº Ministro Fernando Haddad, no qual o instituto é vinculado ao MEC, vamos para ruas denunciar esta atrocidade que pode ser cometida a qualquer momento!

Nessa semana teve uma audiência pública na ALERJ – Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, contra esse ato descabido e sem noção do MEC de fechar as portas deste Instituto tão importante e referência a mais de 100 anos a população do estado do Rio de Janeiro e do nosso país.

Vamos nos articular, mobilizar e manifestar nossa revolta e indiguinação e ir para as ruas gritar e não permitir que possam acabar fechando o Instituto Benjamin Constant (IBC).

No momento, o Instituto Benjamin Constant tem os seus objetivos traçados e focados, transformado num centro de referência e excelência, a nível nacional, para questões relativas à deficiência visual. Além da escola, capacita profissionais da área da deficiência visual, assessora escolas e instituições em gerais e oferece reabilitação física.

Por este motivo vamos dizer o não fechamento do Instituto Benjamin Constant, vamos dizer ao Ministério da Educação que somos contra qualquer atitude que prejudique a população e a favor dos que precisam e necessitam deste renomado centro de referência aos portadores de deficiência visual que é o Instituto Benjamin Constant!!!

Digam sim ao funcionamento e a manutenção do Instituto Benjamin Constant, pelos seus mais de 100 anos de história.

Ronaldo Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário