Do Terra notícias
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve pedir hoje à secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, “o fim do bloqueio (econômico) contra Cuba”, imposto pelos EUA em 1962, afirmou a deputada Iriny Lopes, secretária de Relações Internacionais do PT. As informações são da Agência Ansa.
Em entrevista, Lopes afirma que “uma postura mais construtiva da parte do governo (de Barack) Obama, a começar pelo fim do bloqueio contra Cuba”, pode melhorar as relações entre Brasil e Estados Unidos.
Lula – que na última semana esteve na ilha caribenha, onde foi recebido pelo presidente do país, Raúl Castro, e também por Fidel, que está afastado da vida pública desde 2006 – se reunirá às 15h, horário de Brasília, com Hillary.
Além de Cuba, outros temas da agenda do encontro devem ser o programa nuclear iraniano – já que os Estados Unidos buscam apoio de outras nações para aplicar novas sanções contra o governo de Mahmoud Ahmadinejad – e a coordenação de ajudas ao Haiti, país que foi devastado por um terremoto em 12 de janeiro passado.
Sobre a possibilidade de o Brasil reformular sua posição sobre o Irã, onde o mandatário brasileiro é esperado no próximo mês de maio, Lopes esclarece que “quem decide a agenda do presidente Lula é o presidente Lula” e garante que “as pressões dos Estados Unidos são improdutivas”.
“A postura dos Estados Unidos frente ao Irã é de confronto, não de negociação. Uma postura semelhante a que resultou nas guerras do Iraque e do Afeganistão. O Brasil é pelo diálogo”, complementa.
Outro tema que pode ser discutido é a possível viagem de Obama ao país, que pode ocorrer ainda neste ano. Antes de ser recebida por Lula, a chefe da diplomacia norte-americana – que chegou na noite de ontem ao país — visitou o Congresso Nacional, onde se reuniu com os presidentes da Câmara, Michel Temer, e do Senado, José Sarney.
Fonte: Página 13
Nenhum comentário:
Postar um comentário