sábado, 1 de setembro de 2012

Uma liderança forjada nas lutas sociais.




Taffarel, é assim que todos me conhecem, é o apelido que ganhei na juventude, nos tempos das peladas com os amigos nos campinhos da Chatuba e que incorporei ao meu nome de batismo André Inácio dos Santos. 

Nasci e moro em Mesquita há 35 anos. Em 1977 quando eu nasci,  a Chatuba era  conhecida  pela violência, pobreza e abandono. Mas, também era um bairro de gente simples e trabalhadora. Desde criança, sofri na pele as dificuldades de morar em uma região marcada pelo descaso de governos insensíveis aos problemas do povo.  Vi muitos jovens da minha geração se perderem no do caminho. Foi graças ao empenho de minha mãe, D. Josefa, mulher batalhadora, que ensinou a mim e a meus  dois irmãos o valor do estudo e a dignidade do trabalho honesto, que  me formei Técnico em Refrigeração e iniciei minha vida profissional como metalúrgico escapando do destino  que parecia inevitável.

Adolescente, participei do Grupo Jovem e da Pastoral da Juventude da Igreja Católica e na prática da fé aprendi que somos capazes de mudar nosso destino e de que  somos  todos responsáveis pelo que acontece em nossa comunidade, ganhando  grande senso de solidariedade. Depois, por 2 anos fui educador social na Fundação São Martinho, entidade que trabalha até hoje com crianças e adolescentes em situação de risco social no Rio de Janeiro, e lá, tomei consciência de que a omissão diante das injustiças  compromete a vida  e o futuro de todos.  Na mesma época, participei ativamente da luta pelo passe livre aos estudantes nos transportes coletivos e do movimento estudantil  quando Mesquita ainda fazia parte de Nova Iguaçu.  Foi ali que percebi que era preciso dar um passo maior na luta por mais direitos e  uma vida digna para todos.

Minha trajetória na vida pública tem muito a ver com a história recente de Mesquita. Em 2000, com apenas 23 anos, fui eleito vereador na primeira eleição da  cidade recém emancipada. Mobilizei as comunidades na discussão para a elaboração de nossa Lei Orgânica, documento principal de organização da nova cidade, me empenhando na aprovação de leis que beneficiassem a população. Estou cumprindo meu terceiro mandato como vereador sempre comprometido com a luta por uma cidade melhor para se viver. Como Presidente da Câmara Municipal de Mesquita, adquiri importante experiência, estabelecendo um diálogo com lideranças politicas locais e de outras regiões, sempre em busca de mais benefícios para o cidadão mesquitense.

Em treze anos de vida pública, passei de jovem líder estudantil, a pai de três filhos e político conhecedor dos problemas e desafios de governar uma cidade como Mesquita.  Minhas raízes, minha família, meus amigos e minha vida estão aqui, nesta cidade que me viu crescer. Conheço cada rua, cada bairro e sei dos avanços e desafios que preciso enfrentar para fazer Mesquita seguir mudando.

Quero ser prefeito, junto com o Paulinho Paixão, aliando experiência  e muita garra. Tenho a certeza de que seremos grandes parceiros. Sou do PT, o partido de Lula, de Dilma e de Lindberg, que vem transformando o Brasil e Mesquita, através das obras do PAC na Coreia, no Alto Uruguai, na Jacutinga, no BNH, das mais 160 ruas saneadas,  do campus do IFRJ, do Hospital da Mãe e da UPA 24 horas, das 22 novas escolas e creches, das politicas de assistência social para  superação da pobreza e inclusão de todos os mesquitense no ciclo de desenvolvimento da cidade iniciado do governo de Artur Messias.

Convido você a fazer parte dessa mudança que já começou, vamos realizar outros sonhos e avançar nas conquistas, para isso conto com a melhor equipe. Mesquita tem seguir em frente, é isso que a gente quer!


Um comentário:

  1. Boa tarde!
    Gostaria de saber se em seu plano de governo está previsto a convocação dos aprovados do concurso para agente administrativo de 2012, pois até agora só foram chamados meia dúzia de gatos pingados... Obrigada e boa sorte!

    ResponderExcluir