domingo, 28 de abril de 2013

Conheça um pouco da trajetória de Taffarel!




Conheça um pouco da trajetória de Taffarel!

Taffarel ganhou esse apelido porque era fã do goleiro da seleção e por isso, gostava de jogar nessa posição nas peladas com os amigos nos campinhos da Chatuba quando era garoto. Depois, o apelido foi incorporado ao seu meu nome de batismo, André Inácio dos Santos. 

Em 1977 quando Taffarel nasceu, a Chatuba era conhecida pela violência, pobreza e abandono, mas também era um bairro de gente simples e trabalhadora. Desde criança, sofreu na pele as dificuldades de morar em uma região marcada pelo descaso de governos insensíveis aos problemas do povo. Viu muitos jovens de sua geração se perderem no caminho, sem terem o direito a oportunidade de um futuro melhor. 

Foi graças ao empenho da sua mãe, D. Josefa, que ensinou a ele e aos seus dois irmãos o valor do estudo e a dignidade do trabalho honesto, que Taffarel se formou em um curso profissionalizante de Técnico em Refrigeração e, com isso, conseguiu seu primeiro emprego, como metalúrgico, escapando, assim, do destino que parecia inevitável a maioria dos jovens da Chatuba naquela época.

Ainda adolescente, Taffarel participou do Grupo Jovem e da Pastoral da Juventude da Igreja Católica. Na prática da fé, aprendeu que somos todos responsáveis pelo que acontece em nossa comunidade, ganhando, desta forma, grande senso de solidariedade e responsabilidade. 

Entre 1998 e 2000 foi educador social na Fundação São Martinho, entidade que trabalha com crianças e adolescentes em situação de risco social, no Rio de Janeiro. 

Na mesma época, participou ativamente da luta pelo passe livre para estudantes nos transportes coletivos, e do movimento estudantil quando Mesquita ainda fazia parte de Nova Iguaçu. Foi nessa luta que Taffarel percebeu que era preciso dar um passo maior na luta para conquistar mais direitos e uma vida digna para todos.

Foi assim, que em 2000, com apenas 23 anos, foi eleito Vereador na primeira eleição realizada em Mesquita, depois da emancipação. Em reconhecimento a sua atuação sempre pautada pela defesa dos interesses dos trabalhadores, Taffarel foi reeleito Vereador por mais duas vezes. Foi três vezes Presidente da Câmara de Vereadores, e adquiriu importante experiência, estabelecendo um diálogo com lideranças políticas locais e de Estado sempre em busca de mais investimentos para o fortalecimento e crescimento de Mesquita. Por duas vezes foi candidato a Deputado Federal pelo PT, sendo sempre o mais votado da cidade e em 2012 foi candidato a prefeito tendo um ótimo desempenho quase chegando a vitória.

No ultimo Processo de Eleição Direta do partido foi candidato a Presidente Estadual representando a Esquerda Socialista do PT e teve um resultado e agora se integra na EPS, acompanhado de companheiros/as que militam com ele em Mesquita.

Sejam Bem-Vindos, a EPS é nossa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário